HISTÓRIA NA SALA DE AULA


Em relação ao ensino tradicional da história pode-se apontar como recorrentes os aspectos descritos nas seguintes assertivas:

 

I - A facilidade de elaboração e correção de questões que apresentam somente questões que estão absolutamente corretas ou absolutamente erradas, eliminando a discussão ou o refletir.

II - Em geral trabalha-se no ensino fundamental com a memorização de eventos que são repetidos no ensino médio sem mudança de enfoque, sem aprofundamento

III - No ensino tradicional, como dizia Paulo Freire, o professor pratica a "educação bancária depositando conhecimento na cabeça dos alunos".

 

É possível dizer que estão corretas as alternativas:


II e III apenas


I, II e III 


I apenas


I e II apenas


I e III apenas

A fotografia apresenta a ideia de “retratar a realidade”. Não levando em conta que a fotografia é representada. O professor de História que pretenda utilizar  a fotografia como recurso didático na sala de aula, deve observar :


A fotografia traz uma imagem estática da realidade, dificultando a percepção da dinâmica social.


O uso da fotografia requer a reavaliação da noção de verdade histórica que predominava entre os historiadores em meados do século XIX, ela é representação. 


O professor de história ao utilizar a fotografia como ferramenta didática, precisa ter em mãos os dados da máquina fotográfica e do fotógrafo para dar início à problematização.


A fotografia não pode ser utilizada em sala de aula, pois não é documento histórico.


O uso da fotografia deve ser acompanhado da crítica interna e externa, desenvolvida e aplicada pela erudição histórica aos documentos, tal como defendem os historiadores desde o século XIX. 

Os documentos de pesquisa são essenciais para a produção do conhecimento histórico. Sobre documentos aponte a alternativa correta.

I - O documento seria potencialmente toda e qualquer produção humana.

II - Apenas os documentos escritos podem ser considerados para a pesquisa histórica.

III - A arte não pode ser considerada como documento histórico.

IV - O cinema por ser considerado lazer não pode ser considerado documento para pesquisa histórica.

V - A transformação da produção cultural em documento depende do olhar que lhe lança o sujeito que narra a história.

 

É possível considerar que estão corretas as alternativas contidas em:


II, III e IV apenas


III e IV apenas


I e V apenas


I, II e III apenas


I e III apenas

Nos tempos atuais, os educadores de história encontram-se diante do desafio de fazer com que seu trabalho seja realmente relevante. Ensinar história nessa perspectiva implica em: 

I - Saber ler fontes históricas, com suportes e mensagens diversas;

II - Saber confrontar fontes nas suas mensagens, intenções e validade;

III- Saber selecionar fontes, para confirmação e refutação de hipóteses (descritivas e explicativas);

IV - Saber exercitar as explicações históricas e construir narrativas históricas.

 

Estão corretas as alternativas contidas em:


I e II apenas


II e IV apenas


I e III apenas


I, II, III e IV


I, II e III apenas

A historiadora Circe Bittencourt afirmou em seu livro Ensino de História: fundamentos e método. São Paulo: Cortez, 2004, p. 371-372, que Jonathas Serrano, professor do Colégio Pedro II, procurava desde 1912 motivar seus companheiros a recorrer a filmes de ficção ou documentários para facilitar o aprendizado da disciplina.

Serrano dizia que, [...] “Graças ao cinematógrafo, as ressureições históricas não são mais uma utopia’, [...] por intermédio desse recurso visual, os alunos poderiam aprender ‘pelos olhos e não enfadonhamente só pelos ouvidos, em massudas, monótonas e indigestas preleções”. 

 

É possível afirmar sobre o uso do cinema nas aulas de História:


Os filmes deixaram de ser vistos como mera de ilustração dos conteúdos trabalhados, pois a assessoria de historiadores, na montagem de roteiros dos filmes, têm aproximado cada vez mais os enredos cinematográficos dos fatos verdadeiros. 


Os documentários são válidos para a reconstrução do passado, diferentemente da ficção, que perdeu credibilidade em virtude das concessões feitas à indústria do entretenimento. 


O aprimoramento das técnicas narrativas e dos recursos tecnológicos têm apresentado representações mais confiáveis sobre o passado histórico e transformado os filmes em fonte de investigação.


Que o filme deve ser analisado como uma representação artística e não como um documento de como realmente se passaram os eventos históricos. 


Os documentários apresentam a realidade e por isso podem ser utilizados como fatos verdadeiros pelo fato de que os documentaristas se propõem a retratar o que aconteceu.

Ao longo dos últimos 50 anos, a população brasileira quase triplicou: passou de 70 milhões, em 1960, para 190,7 milhões, em 2010. O crescimento do número de idosos, no entanto, foi ainda maior. Em 1960, 3,3 milhões de pessoas  tinham mais de 60 anos; em 2010, eram 20,5 milhões. Atribui-se o aumento de pessoas nessa faixa de idade a:


Melhoria das condições de saúde e progresso da ciência em geral.


Estagnação do número de jovens em idade de casar.


Diminuição da expectativa de vida.


Aumento da natalidade na década de 90 do século XX.


Aumento das contribuições previdenciárias

O convívio multicultural não deveria representar uma dificuldade para os brasileiros, uma vez que a sociedade brasileira resulta da junção de pessoas de várias nacionalidades cada uma com seus costumes, seus valores, seu modo de vida, e da adaptação dessas culturas umas às outras, formando a cultura brasileira. Avalie as assertivas abaixo, concluindo sobre qual delas é a mais correta.


A adaptação das culturas é algo próprio de cada momento, uma vez que a sociedade se transforma conforme se constrói a História. Essa adaptação é sempre feita num clima de paz.


Uma das exigências do mundo globalizado, é o necessário convívio entre sociedades e cada vez mais esse convívio se dá em paz e harmonia.


No Brasil, a chamada "democracia racial" é responsável pela ascensão dos afrodescendentes. 


O reconhecimento da diferença é ponto de partida para que se possa conviver em harmonia, não com os iguais, já que igualdade só deve existir do ponto de vista legal, mas do ponto de vista humano.


Sendo as culturas produto de determinados contextos sociais, se determinada cultura é posta em contato com outra, nunca essa cultura vai se adaptar a outra para não ser sufocada ou modificada.

O professor deve ter a percepção, sobre quanto tempo vai destinar a determinado conteúdo/capítulo, qual o interesse de sua turma sobre o assunto, qual a pertinência dele nesse momento, é possível perceber alguma influência de tal fato ou acontecimento nos dias atuais? Analise as assertivas sobre o ensino de história abaixo elencadas:

I – É importante que o professor estimule seus alunos a produzir pequenos projetos, realizar entrevistas, debates, painéis, exposições, elaborar mapas, montar blogs, pequenos jornais, rádios.

II – O professor deve fazer visitas a fábricas, câmaras municipais, prefeituras. Leve-os a conhecer o patrimônio histórico da cidade. Pequenas peças de teatro, júri simulado, apresentações musicais, festivais de paródias, são bem apreciados.

III – A faixa etária dos alunos com os quais esteja trabalhando não é importante, visto que, crianças, jovens e adultos têm expectativas de aprendizagem idênticas em relação à disciplina história, e bagagens culturais e vivências similares.

Podemos dizer que estão corretas as alternativas:


I e III apenas


II apenas


III apenas


I e II apenas


I, II e III

Leia atentamente o fragmento de texto abaixo:

 

“Se devessem prevalecer os cidadãos passivos os governantes acabariam por transformar seus súditos num bando de ovelhas dedicadas tão somente a pastar o capim uma ao lado da outra (e a não reclamar, acrescento eu, nem mesmo quando o capim é escasso).” (Norberto Bobbio).

 

De acordo com a análise figurada desse importante pensador é correto afirmar:


A cidadania deve ser ativa, ou seja, o individuo deve cobrar, propor e estar atento o tempo em relação a seus direitos e deveres.


A cidadania não fica ameaçada diante dessa passividade, já que ela é mínima.


As ONG’S são um ótimo exemplo dessa passividade


A cidadania deve ser passiva, pois ela depende do pasto que é dado às ovelhas.


A cidadania deve ser exercida apenas quando nos sentimos afetados pelo autoritarismo do poder público

Ao analisar uma imagem, um quadro, uma estátua com seus alunos, o professor deve ter em mente alguns pressupostos. Analise as assertivas abaixo observando quais estão corretas em relação ao uso de imagens em sala de aula.

I - O distanciamento no tempo entre o observador, o objeto de observação e o autor do objeto imprime diferentes entendimentos, uma vez que, as análises são feitas no presente em direção ao passado.

II - Ler uma imagem pressupõe partir de valores, problemas, inquietações e padrões do presente, que muitas vezes, não existiram ou eram muito diferentes no tempo da produção do objeto.

III - A imagem não é o retrato de uma verdade, nem a representação fiel de eventos ou de objetos históricos, assim como teriam acontecido ou assim como teriam sido.

 

Pode-se afirmar que as afirmativas corretas estão contidas em:


II e III apenas


II apenas


I e III apenas


I e II apenas


I, II e III

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